quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

SOUHAIR ZAKI

Dançarina egípcia nasceu em Mansoura, mudando-se para Alexandria aos nove anos de idade.
Veio de uma família tradicional, onde o pai era comerciante e a mãe enfermeira.
Desde cedo se apaixonou pela música e aprendeu a dançar sozinha, seu talento como bailarina logo a levou a dançar em festas de aniversários e casamentos.
Era uma grande admiradora de outras deusas do cinema egípcio como Tahia Carioca, Samia Gamal e a atriz de cinema mirim Fairuz.

No ínicio precisou enfrentar as duras proibições de seu pai para dançar em público.
Com a morte do pai, ganhou no padrasto Ibrahim Amara, um incentivador e empresário.
Sua dança tornou-se conhecida para o mundo quando um show
em Alexandria no ano de 1962, foi televisionado e o diretor de televisão Mohamed Salem, encantou-se pela jovem, de cabelos longos e pouca maquiagem.
Mohamed Salem a queria como apresentadora, mas sua voz não era boa, e ela queria mesmo era dançar.
Apesar disso a televisão lhe abriu diversas portas, mudou-se para o Cairo, onde manteve suas apresentações em nightclubs e na televisão como solista e com o coreógrafo Ibrahim Akef (sobrinho da bailarina Naima Akef).

Era conhecida por seu ouvido extremamente apurado, o que lhe permitia ouvir as músicas apenas uma vez para dançá-las com perfeição.
Sua fama e dinheiro vieram, de suas apresentações nos nightclubs da rua do pecado (Haram Street), sendo o Auberge a 1ª casa noturna onde dançou.
Durante sua carreira Souhair fez mais de cem filmes, seus papéis eram pequenos, mas serviam para atrair o público. Atuar não era exatamente o que ela mais gostava.
Sempre foi uma pessoa educada, gentil, e sua boa reputação mudou um pouco o conceito e a imagem de sedutoras das bailarinas orientais.
Dançou para muitas autoridades, como o presidente Nixon (que a chamou de "Zagharit" júbilo), Henry Kissinger, o primeiro ministro da
Rússia, Sha do Iran, presidente da Tunísia, e nos casamentos das filhas do presidente Anwar el Sadat e Gamal Abdel Nasser.
Sua maior rival foi a bailarina Nagwa Fouad, embora seus estilos fossem completamente diferentes.
Souhair conheceu seu marido num set de cinema, era ator e sobrinho do renomado diretor Hassan Al Seifi.
Sofreu vários abortos, talvez provocados pela pressao do trabalho e stress, tendo somente um filho já bem tardiamente.
Foi a primeira bailarina a interpretar as músicas da grande cantora Umn Khoultoum.
Nos anos 80 várias mudanças começaram a ocorrer, como a retirada de programas com bailarinas na televisão, a invasão de bailarinas estrangeiras, e a mudança no visual das bailarinas, levando-a a se aposentar dos palcos.
Hoje em dia Souhair aparece em alguns eventos como expectadora, e em workshops como o festival de dança no Cairo em 2001. Mas no mundo da dança permanecerá para sempre na lembrança dos que tiveram o privilégio de vê-la dançar ou na admiração de cada pessoa ou bailarina que tem a oportunidade de vê-la em seus filmes.

SOUHAIR ZAKI – por Mara Hardok ALKHAYYAM FESTAS ÁRABES (http://www.alkhayyam.com.br/)

"Souhair tinha um estilo próprio oriental, onde a simplicidade e clareza de seus movimentos precisos faziam-na parecer única.
Na minha opinião pessoal ela era a mais perfeita de todas. Reunia talento, originalidade, autenticidade, carisma, coreografias e shimies perfeitos.
As minhas musicas preferidas são as clássicas com solos de acordeon, que era exatamente onde ela se destacava por sua elegância.
A maneira séria como encarava a dança e sua reputação mudaram a visão da dança, num país onde o preconceito ainda é muito grande.
Era uma bailarina que amava a dança e transmitia isso dançando com todo o seu corpo. "


AGRADECIMENTOS ESPECIAS A GRANDE AMIGA E ESTUDIOSA DA CULTURA ÁRABE MARA HARDOK (ALKHAYYAM FESTAS ÁRABES http://www.alkhayyam.com.br/ QUE GENTILMENTE CEDEU ESTA PESQUISA.

ESTAREI NO LITORAL E SEM INTERNET ATÉ O DIA 2/1/2008!!!!APROVEITO PARA DESEJAR A TODOS UM FELIZ ANO NOVO!!!!!

Um comentário:

Roberta... disse...

Oi Priscila!!!!!!
Desculpe a demora em vim responder seu recadinho no meu bloguinho rsrs mas essa correria de fim de ano vc sabe né, tava afastada mas mto obrigada por seu recadinho viu.
Aproveito e te desejo uma boa entrada de ano.
Bjos